Editora
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 
Ilustradores
   
Arlene Holanda
   
Arlene Holanda Nasci na última quarta-feira do mês de outubro, no ano de 1960, numa comunidade rural chamada Córrego de Areia, em Limoeiro do Norte, no Ceará. A curiosidade e o gosto por histórias me fizeram escolher o curso de História, o interesse por educação determinou a escolha da especialização em Ensino de História e História da África.
 

Escrevo em variados gêneros e estilos literários. Tenho uns 34 livros publicados, entre literatura (adulto, infantil e juvenil), didáticos e obras complementares. Seis títulos foram selecionados para compra em editais do MEC (PNBE e PNLD). Fui ganhadora de vários editais e prêmios: da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), Ministério da Cultura, Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e Secretaria de Cultura de Fortaleza. Além de escritora, atuo também como editora, educadora, ilustradora e designer. 
   
Bira Dantas
   
Bira Dantas Nasci em São Paulo em 1963 e desde os 16 anos trabalho com ilustrações e charges. Sou professor de charge, cartum e caricatura na Escola de Arte Pandora, em Campinas, onde moro desde 1988. Ganhei já diversos prêmios no Brasil e em países como China, Itália e Croácia. Na Coreia do Sul ministrei palestras em 2005 e em 2011.
   
Claudia Cascarelli
   
Claudia Cascarelli Sou paulistana, nascida na primavera de 1968, mestra em Artes e graduada em Educação Artística com habilitação em Educação Musical pelo Instituto de Artes da Unesp. Já ilustrei diversos livros infantis, como A ratinha cor-de-rosa do rabinho azul-escuro, de Jonas Ribeiro, Brincadeiras de A a Z, de Lenice Gomes (ambos da Editora Mundo Mirim) e Uaná, um curumim entre muitas lendas, de Alexandra Pericão (Editora do Brasil). Pela Cortez Editora, escrevi Oficinas de Musicalização para Educação Infantil e Ensino Fundamental.
   
Dave Santana
   
Dave Santana Nasci em Santo André, São Paulo. Caricaturista e ilustrador, trabalho para diversas publicações no Brasil e no exterior.
   
Edu Palomin
   
Edu Palomin Nasci na Lapa, em São Paulo, em 1957. Com formação exclusivamente autodidata, fiz minha primeira exposição individual em 1984. Debutei como ilustrador dois anos mais tarde, na Gazeta Mercantil. Com a explosão da internet, acabei me debruçando também no design de sites e em ilustrações para a web.
   
Fábio Sombra
   
Fábio Sombra Membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC), sou escritor, ilustrador e pesquisador da cultura popular brasileira. Tenho mais de 25 livros publicados, quase todos dirigidos ao público jovem. Recebi importantes prêmios literários, como o de “Altamente recomendável para o jovem”, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Por quatro vezes, tive obras selecionadas para o catálogo de obras brasileiras da Feira do Livro Infantil de Bolonha, na Itália. Quem desejar pode entrar em contato comigo por meio do site www.fabiosombra.com.br.
   
Fernando Vilela
   
Fernando Vilela Fernando Vilela é artista plástico, escritor, ilustrador, designer e professor. Ministra palestras e cursos de arte e ilustração, além de escrever e ilustrar livros infantis e juvenis, publicados em sete países. Em 2005 e 2007, participou da Bienal Internacional de Ilustração de Bratislava, na Eslováquia, e em 2008 da Ilustrarte, em Portugal. Realizou ainda exposições em diversos países, e em 2012, expôs na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Seus trabalhos estão em importantes acervos como o do MoMA, em Nova York.

Escreveu e ilustrou treze livros infantojuvenis, dos quais o primeiro, Lampião e Lancelote (2006), recebeu em 2007 Menção honrosa na categoria Novos Horizontes, na feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha, e dois Prêmios Jabuti. As ilustrações de Shakespeare nas rimas do cordel foram feitas com xilogravura, pintura a nanquim e carimbos de borracha, produzidos pelo próprio artista com ferramentas de xilogravura, inspirando-se nas vestimentas de época e em padrões decorativos de castelos. Alguns de seus trabalhos podem se vistos no site www.fernandovilela.com.br.
   
Marco Antonio Godoy
   
Marco Antonio Godoy Ilustrador, desenhista gráfico e artista plástico, nasci em São Paulo em 1961. Já ilustrei diversos livros infantojuvenis, entre eles as adaptações de Nelson Albissú para as obras de William Shakespeare, A Tempestade e Romeu e Julieta (Editora Elementar), as biografias de Paulo Freire e Luís da Câmara Cascudo (Cortez Editora) e A menina que ficou invisível, de Valéria Portella, baseada na história de Anne Frank, lançada em coedição do Lar da Criança Anne Frank e a Editora Literalis.
   
Ricardo Girotto
   
Ricardo Girotto Sou de Araraquara, interior de São Paulo. Quando ainda era garoto, costumava circular por redações de jornais levando debaixo do braço – com o maior cuidado – um maço volumoso de papéis. Eram os meus primeiros trabalhos: diversas ilustrações e algumas histórias em quadrinhos. Onde fosse possível, queria publicá-las. Mais tarde, me formei em Publicidade e Propaganda, mas acabei me tornando mesmo o que sempre quis ser: ilustrador. Tenho feito desenhos para publicações variadas, como jornais, livros e revistas, mas procuro manter sempre um traço simples, firme e divertido. Essa é a marca pessoal que venho tentando desenvolver desde aqueles tempos de menino, quando ainda batia às portas das redações.
   
Sergio Serrano
   
Sergio Serrano Já experimentei de tudo no mundo das artes. Trabalhei como ator (incluindo espetáculos com o grupo XPTO, de 1991 a 1996), cenógrafo (tendo conquistado alguns prêmios importantes), músico, designer gráfico e autor e ilustrador de histórias para crianças, com títulos publicados pelas editoras Ática, Scipione, Saraiva, Paulinas e Nova Didática. Em 1998, eu e a Cris Miguel fundamos a Ópera na Mala (www.operanamala.com.br), uma companhia de espetáculos teatrais com a qual já viajamos por diversas cidades brasileiras e do mundo afora também!
   
Suppa
   
Suppa Como ainda não sabia
O que me fazia feliz
Me formei em arquitetura
E fui correndo pra Paris
E foi lá que eu descobri!
Desenhar era tudo o que eu fazia
E outra vez me formei
Desta vez em Bandes-dessinées
Na Ecole d’Arts Appliqués Duperrè
E não parei
E de tudo eu ilustrei
Até com o comandante Jacques Cousteau
Eu trabalhei
E depois de 20 anos
Para o Brasil eu voltei!
E continuei,
Até mesmo o prêmio Jabuti eu ganhei!
Mas em parar não pensei
Até bonecas criei
E uma loja virtual eu fundei
Inconformada, continuei…
O que mais eu queria fazer?
Pensei, pensei…
Por que não escrever?
E foi isso que fiz,
Assim estou cada vez mais feliz!
 
     
Folia de Letras Editora e Serviços Editoriais Ltda - ME
Travessa Leon Berry, 55 - Jardim Paulista - 01402-030 - São Paulo - SP
www.foliadeletras.com.br  -  atendimento@foliadeletras.com.br
Fone 55 (11) 99321-1691  /  99271-9352